screen-shot-2016-09-26-at-4-04-45-pm

A viagem da Sabrina para o Líbano teve um gostinho especial. A Sá até fez uma homenagem no Instagram com a legenda SS Rahal, dando destaque para o sobrenome do pai, que é filho de libaneses. Acho que a volta as raízes fortaleceu o sentido de origem de toda a família. A gente contou um pouco sobre os preparativos da viagem nesse post aqui. 

screen-shot-2016-09-26-at-4-07-56-pm

O Brasil recebeu muitos libaneses, que principalmente em São Paulo contribuíram muito pra economia e política do país e da cidade. Libaneses tem uma natureza de negociantes, são super fortes no comércio e na culinária. Comida libanesa é uma delícia, todo mundo ama! Beirute, a capital do Líbano sempre foi conhecida como “A Paris do Oriente Médio”, uma cidade super charmosa, cosmopolita, com restaurantes e loja incríveis e uma cultura super ocidentalizada. A classe média alta libanesa normalmente fala três línguas; inglês, francês e árabe. O povo é super festivo e os homens dançam suuuuuper bem e são muito charmosos mulherada!

2016-09-20-photo-00002411

Clique aqui para ver o ensaio exclusivo que a Sabrina fez no Líbano pela super fotografa Pedrita Junckes

As mulheres tem um papel super forte na família, são elas que mandam e prezam muito pelo casamento e união da família, mas nada muito forçado, é tudo light. Diferente da impressão que um país do Oriente Médio pode causar, a mulher libanesa tem total liberdade na forma de se vestir, na escolha do trabalho e pode sair e se divertir sozinha sem nenhum tipo de restrição como acontece em países vizinhos. Os libaneses de Beirute não são nada caretas, respeitam a individualidade e a liberdade de cada um. Mas é engraçado que os papeis do homem e da mulher são super bem definidos. A mulher tem poder, mas é um poder super feminino. Para o mundo super ocidentalizado, algumas coisas podem ser interpretadas como machismo e submissão, mas no dia a dia não funciona assim.

O consul do Líbano no Brasil, o Kabalan Frangieh, foi quem arquitetou a viagem a da Sá para conhecer o país. Ele deu uma entrevista exclusiva para o site pra vocês conhecerem melhor a cultura do país. Confira abaixo!

consul libano brasil

Como é o trabalho de um Cônsul?

O Cônsul Geral do Líbano em São Paulo, é representante de 6 estados brasileiros (São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do sul e Rondônia) e suas respectivas comunidades, sendo um de seus principais objetivos trabalhar pelos interesses dessa coletividade. Em geral, o trabalho do Cônsul Geral considera aumentar as relações entre autoridades no Líbano e Brasil, aproximar a população em diferentes campos de atuação, promover a imagem do país e aumentar as negociações bilaterais.

Desde quando ocupa o cargo?

Desde Julho de 2012.

Algum projeto que queira dar destaque na matéria?

Venho trabalhando para promover o turismo, vinho libanês, cerveja e etc. Tentando também manter a comunidade libanesa unida e refletir para essa coletividade a importância que exercem na história da cidade de São Paulo.

Como foi o primeiro contato com a Sabrina?

Fui apresentado a Sabrina Sato através do empresário Miled El Khoury, devido a sua descendência libanesa, mas já havia ouvido falar muito sobre ela e todos gostam dela.

Qual foi o principal objetivo da viagem?

Nós queríamos que a Sabrina fosse ao Líbano para trazer essa paixão que sabíamos certamente que ela teria com o intuito de fazer as pessoas enxergarem o país através de seu olhar e divulgar o verdadeiro Líbano para o Brasil mostrando suas novas tendências, tais como: projetos, gastronomia e indústrias e destacar também a importância do país em design mundial.

O que você gostaria que os leitores do site da Sabrina soubessem sobre o Líbano?

Existem muitos tópicos a serem mencionados desse país tão maravilhoso, entre eles o estilo de vida do cidadão libanês, a modernidade do país, liberdade de expressão, além de possuir mais de 7000 anos de história que proporciona para o turista e residentes lugares de extrema cultura e arte a serem apreciados, uma natureza diversificada sendo possível fazer tudo que deseja em 5 dias, como festejar, nadar, esquiar e aprender sobre muitas civilizações.

Você acha Beirute parecida com São Paulo?

Há mais libaneses e descendentes em São Paulo comparado a Beirute, então com certeza o espirito de similaridade é notável.

E como um Libanês vê o povo brasileiro?

Os brasileiros possuem grandes qualidades, ressaltando em minha opinião a sua receptividade, energia positiva e por serem extremamente calorosos.

Alguma dica de como podemos entrar em contato com a cultura libanesa?

A melhor dica que posso dar é que assistam o programa da Sabrina Sato.

Então já sabem né pessoal? Para saber mais sobre o Líbano e ver as matérias especiais que a Sabrina gravou por lá, liga na Record aos sábados as 20h30.

E agora uma carta super especial da Sabrina a todos os envolvidos nessa viagem que entrou pra história:

Poucas coisas nesta vida são melhores do que realizar sonhos. E posso dizer pra todo mundo:

Meu sonho se realizou!Conheci minhas raízes libanesas!

E o melhor de tudo, pude compartilhar esse momento único em minha vida juntamente com aquele que pôs em minhas veias o sangue libanês: meu pai.

E que viagem foi essa? Que país maravilhoso!

Desde pequena ouvia falar na “Suiça do Oriente” como um país eternamente ameaçado por guerras, onde os perigos eram inúmeros. Ledo engano! Hoje descobri que o Líbano é um deslumbrante, lindo e seguro país que precisa ser descoberto pelos brasileiros. Principalmente pelos milhões que tem descendência libanesa.

E não são poucos os agradecimentos que tenho que fazer a todos que ajudaram a tornar possível esse sonho.

Muito obrigada a @Idesocial do Ministério das Relações Exteriores do Líbano e ao senhor @kabalan , cônsul libanês no Brasil. Vocês foram impecáveis em tudo.

Obrigada também ao Ministério do Turismo que desde a chegada nos acolheu e nos fez entender o significado do @livelovelebanon com toda sua hospitalidade.

E por falar em hospitalidade, ninguém melhor que toda a equipe do @royaltulipachrafie que nos fez sentir em casa com tanta cordialidade e atenção comigo, minha família e minha equipe. Um conselho: vem pro Líbano, fique hospedado lá!

E como deixar de agradecer ao meu querido amigo Miled e a @sawaryjeans, que estiveram ao nosso lado o tempo inteiro, nos acolhendo de uma forma que só o povo libanês sabe fazer.

E como pra ir e voltar tem que ser da forma mais segura e confortável possível, escolhemos a @turkishairlines como a nossa companhia de viagem. E o melhor, levando em mãos nosso seguro de viagem @assistcard . Tem como viajar mais tranquila?

E quero aqui também homenagear ao grande escritor, historiador e nosso professor particular de assuntos relacionados ao Líbano, Roberto Khatlab. Obrigado pelas aulas diárias e por nos mostrar a verdadeira história do Líbano e nos ajudar a desvendar tantos mistérios desse belo país.

E por último, mas não menos importantes, quero agradecer a toda a equipe do Programa da Sabrina, que não mediu esforços para trazer matérias que com certeza, todos vão amar.

Chúcran amigos e parceiros!

Sabrina Sato Rahal